Aqui está um mito que estamos ansiosos para quebrar: o interesse em ter uma ótima vida sexual não voa pela janela quando você começa a passar pela menopausa. Na verdade, mais da metade das mulheres na casa dos cinquenta gostariam de fazer mais sexo, de acordo com uma pesquisa sobre sexo na meia-idade. Embora o desejo sexual ainda seja bastante vibrante mais tarde na vida, se você não estiver se sentindo bem, talvez seja necessário alterar sua abordagem. Porque hoje em dia, estimular seu lado luxurioso pode não ser tão simples quanto poderia ter sido.

“A verdadeira sexualidade é um espectro que muda ao longo de sua vida”, diz a Dra. Suzanne Gilberg-Lenz, consultora médica e ginecologista. “À medida que você envelhece, se você está ansiando por como era o sexo quando era mais jovem, você terá que trabalhar e processar essas emoções. Você não tem mais 25 anos: você tem que colocar um pouco de atenção e intenção nisso.”

E embora seja perfeitamente normal sentir uma mudança no desejo durante a menopausa (quase metade das mulheres relata uma queda na libido), existem maneiras de gerenciá-la e cultivar uma vida sexual saudável.

“Temos que elevar nossa educação sobre o que esperar e o que é normal em nossa saúde sexual à medida que envelhecemos”, diz a Dra. Juliana Hauser, terapeuta sexual e de relacionamento. Tudo isso começa com uma avaliação holística de como você está se sentindo física, mental e emocionalmente. “É mais difícil para as pessoas se conectarem com seu desejo durante a menopausa. Com a redução do estrogênio, pode ser um desafio até mesmo ficar excitado”, diz a Dra. Hauser. “Você pode ter um desejo e pode querer se sentir conectado, mas pode levar mais tempo para chegar lá porque sua conexão mente-corpo não está acontecendo.”

Foi pedido a especialistas que oferecessem maneiras de aprofundar o relacionamento com nossos corpos em mudança, como conversar com nossos parceiros sobre o que estamos vivenciando e outras dicas para ter a vida sexual que você merece.

Descanse o suficiente a beleza

Ondas de calor e mudanças de humor são bastante comuns durante a peri/menopausa. Mas suores noturnos irritantes podem causar estragos no seu ciclo de sono e transformar o sexo no último item da sua lista de tarefas.

“Distúrbios do sono decorrentes de alterações hormonais afetam a qualidade do nosso sono – e sabemos que, quando não estamos dormindo, não funcionamos bem”, diz a Dra. Hauser. “Quando estamos exaustos, preferimos dormir do que fazer sexo, ou não queremos perder a chance de dormir para fazer sexo – especialmente se não for ótimo para começar.” Felizmente, você pode acompanhar o sono adicionando suplementos totalmente naturais e sem estrogênio ao seu regime diário.

Não tenha medo de chamar reforços

Com a perda natural de estrogênio em seu corpo, a secura vaginal e as alterações no tecido genital podem tornar o sexo doloroso. É aí que um lubrificante à base de silicone ou água, ou um hidratante, pode ajudar. “Isso ajuda na retenção de umidade e no equilíbrio do pH”, diz a Dra. Suzanne.

Fale sobre as mudanças que você está enfrentando com seu parceiro

Você não precisa guardar as mudanças que está observando para si mesma: a Dra. Hauser recomenda conversar abertamente com seu parceiro. “Estar em contato com seus sentimentos sobre como você está lidando com essas mudanças corporais é o primeiro passo – você precisa conhecer a si mesmo”, diz a Dra. Hauser. “Mas também recomendo conversar com seu parceiro sobre essas mudanças antecipadamente, dizendo: ‘Isso é vulnerável para mim’ ou ‘Isso é difícil de dizer’”. Dessa forma, seu parceiro pode estar ciente de como suas mudanças corporais estão afetando você emocionalmente e ajudá-lo a redescobrir como é o sexo em seu relacionamento.

Descubra o que faz você se sentir sexy

Pode parecer óbvio, mas se você quer turbinar sua vida sexual, descobrir o que te excita pode ajudar. “Descubra o que isso significa para você: talvez seja tomar banho, prestar mais atenção em si mesmo, usar lingerie ou até mesmo fazer sexo”, explica a Dra. Hauser. Pesquisas realmente mostram que tomar um banho quente não apenas ajuda a relaxar, mas também pode aliviar o torpor. Tomar um banho calmante com sabonete totalmente natural, não só terá um efeito calmante, mas pode ajudar a tornar o sexo mais confortável.

Pergunte ao seu parceiro o que ele acha sexy em você

Apenas certifique-se de que ele seja específico. “As pessoas que falam sobre não se sentirem sexy ou que estão tendo um relacionamento negativo com seu corpo não acreditam nos elogios de seus parceiros, ou começam a se sentir invisíveis”, diz a Dra. Hauser. “Eu digo às pessoas para serem específicas. Diga: ‘Adoro essa curva’ ou ‘Adoro essa parte do seu pescoço’. Dar pontos específicos geralmente aterrissa mais e é mais interessante do que um cobertor. Isso não parece funcionar para alguém que já está lutando.”

Misture as coisas

É hora de ser criativo. À medida que sua anatomia muda, as posições e o que você responde durante o sexo também podem mudar. “Se você se sentiu desconfortável explorando a si mesmo, tente deixar isso de lado”, diz a Dra. Suzanne. “É o seu corpo: você o possui, vive nele e seu prazer é seu. Se você quiser compartilhar isso com outra pessoa, isso significa que você precisará entender o que funciona para você.”

Afinal, o sexo provavelmente não valerá a pena se não for bom. “Se você não está tendo um ótimo sexo, você não vai desejá-lo”, diz a Dra. Hauser. “Melhorar a qualidade de seus atos sexuais faz uma grande diferença, seja consigo mesmo ou com outra pessoa.” Transforme este momento em uma oportunidade de mergulhar em novos territórios. “Se você tem um parceiro que também gosta de explorar, esta é uma grande oportunidade porque isso por si só é muito bonito, vulnerável, íntimo e emocionante”, diz a Dra. Suzanne.

Tenha uma dieta bem equilibrada

O ganho de peso é comum durante a menopausa. Para alguns, isso pode fazer o sexo parecer fora da mesa. É por isso que ter uma dieta saudável e equilibrada é fundamental. “O ganho de peso é um efeito colateral de algumas mulheres que passam pela experiência da menopausa – pode ser desconfortável no quarto e levar a problemas de imagem corporal”, diz Amy Shapiro, fundadora e diretora da Real Nutrition. “A comida pode desempenhar um papel em tudo, desde ajudar os vasos sanguíneos a se contrair e expandir até aumentar a libido e combater a depressão, e pode ajudar a controlar sintomas como ondas de calor e melhorar o sono, o que pode aumentar a energia”, diz ela.

Shapiro recomenda aumentar os antioxidantes em sua dieta (como frutas e vegetais escuros e folhosos), com foco em gorduras saudáveis ​​(abacate, nozes e sementes) e comer alimentos ricos em nitratos (beterraba, espinafre, aipo) e zinco (ostras, mariscos, feijão e lentilha). Obter o suficiente desses nutrientes pode “diminuir o inchaço, a retenção de água e a inflamação e mantê-lo equilibrado e hidratado”, diz Shapiro. Ah, e uma taça de vinho tinto também não faz mal. “ A pesquisa mostra que aumenta o desejo feminino e a lubrificação”, diz Shapiro.

Cultive a compaixão pelo seu corpo

Tudo bem não se sentir 100% feliz em sua pele, 100% do tempo. E às vezes isso afeta se estamos ou não com vontade de fazer sexo. “Há pressão sobre todos nós para aceitarmos radicalmente nosso corpo, mas nem todos podem fazer isso constantemente”, diz a Dra. Hauser. “O que devemos fazer é procurar maneiras de nos amar de maneira diferente, praticando a compaixão corporal.” Esse tipo de compaixão é fazer uma avaliação honesta de seu corpo e praticar uma abordagem amorosa em relação ao que você está trabalhando.

“Olhe para o seu corpo como, ‘Aí está a cicatriz da cesariana, há a queda, as rugas e os cabelos grisalhos. Deixe-me ter compaixão por como é isso e pelo significado que estou colocando nisso’”, diz a Dra. Hauser. “Estudos descobrem que isso faz uma enorme diferença no que você quer mudar em seu corpo.” Em outras palavras, há poder em praticar a gratidão para onde seu corpo o levou.

Mas é igualmente importante dar a si mesmo um pouco de graça se você não estiver se sentindo quente. “Permita-se ter um fluxo e refluxo”, explica a Dra. Hauser. “Tenha facilidade com a aparência do seu corpo.” Isso pode fazer uma grande diferença quando se trata de saber se você está pronto para uma brincadeira da meia-noite entre os lençóis.

Encontre alguém que conheça do assunto

Você já esteve em um grupo de mamães? É comum conversar com seus colegas sobre as mudanças pelas quais você passa quando está grávida, mas não quando se trata da menopausa – e isso é lamentável. “Precisamos conversar com nossos colegas para normalizar essas mudanças naturais – para ver quem tem qual recurso ou quais experiências você pode acabar tendo”, diz a Dra. Hauser. “Pode ajudá-lo a se sentir melhor sobre esta nova fase de sua vida e não tão sozinho. É uma grande parte do problema que sentimos vergonha de certas coisas e isso parece secreto.”

O que significa que encontrar alguém que você admira – se você ama como ela está envelhecendo, gosta de sua atitude ou simplesmente admira a aparência de sua vida – pode ajudá-la a navegar em sua própria jornada da menopausa e aprender o que esperar, mesmo quando se trata de sua vida sexual recém-evoluída.

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