O sexismo é um tipo de preconceito ou discriminação baseado em crenças sobre o sexo ou gênero de uma pessoa. Existem vários tipos diferentes de sexismo, e cada um deles pode ter consequências prejudiciais.

O guia abaixo oferece um ponto de partida para:

  • Identificar o sexismo acontecendo com você ou outra pessoa.
  • Chamar alguém por comportamento sexista quando se sentir seguro fazê-lo.
  • Lidar com os efeitos do sexismo para cuidar de si mesmo.

Quem o sexismo mais afeta?

Embora o sexismo normalmente afete mulheres e meninas, pessoas transgênero e não-binárias também podem experimentar o sexismo. Uma pessoa não-binária pode experimentar sexismo quando alguém faz suposições sobre ela com base no sexo atribuído no nascimento, por exemplo.

O sexismo direcionado a pessoas trans também pode envolver transmisoginia. Essa sobreposição de misoginia e transfobia pode incluir críticas e condenações por não se alinharem com as normas de gênero associadas ao sexo atribuído no nascimento ou ao seu gênero real.

Quais são os principais tipos de sexismo?

Os seis principais tipos de sexismo incluem:

Sexismo hostil

Essa forma mais aberta de sexismo é geralmente sustentada por um objetivo principal: manter o domínio masculino.

As pessoas que exercem esse tipo de sexismo podem:

  • Considerar os homens superiores às mulheres.
  • Suspeitar que as mulheres tentem controlar os homens por meio de sedução ou manipulação.
  • Acreditar que mulheres, transgêneros e pessoas não-binárias que rejeitam os papéis tradicionais de gênero estão atacando os valores tradicionais e ameaçando o status e a posição dos homens.

De acordo com um estudo de 2019, essa forma de sexismo às vezes pode levar ao assédio sexual e à violência contra as mulheres.

Como o sexismo hostil, fiel ao seu nome, é mais abertamente antagônico, geralmente é um pouco mais fácil de reconhecer. Exemplos incluem:

  • Culpar a vítima, ou dizer que uma agressão sexual aconteceu porque a pessoa agredida se vestia de uma certa maneira ou agia como uma “provocadora”.
  • Menosprezar ou criticar meninas e mulheres que seguem carreiras em campos tradicionalmente dominados por homens, como esportes, ciência ou tecnologia.
  • Assediar alguém que não cumpre as normas de gênero.
  • Provocar ou repreender uma menina que brinca com caminhões ou um menino que brinca com bonecas.
  • Chamar as mulheres que ficam chateadas ou com raiva de “histéricas”.
  • Chamando mulheres assertivas de “mandonas”.

Sexismo benevolente

Apesar do que o nome sugere, essa forma de sexismo pode causar muito dano. O sexismo benevolente geralmente decorre do desejo de proteger as mulheres devido à crença de que as mulheres são inerentemente mais fracas, mais sensíveis ou mais inocentes do que os homens. Enquanto o sexismo hostil pune as mulheres por violar as normas tradicionais de gênero, o sexismo benevolente encoraja esses papéis tradicionais.

O sexismo benevolente pode impactar negativamente a forma como as mulheres se veem, tornando-as menos propensas a desafiar as normas patriarcais ou as desigualdades sexistas. Um estudo de 2015 descobriu que as mulheres que antecipam experimentar sexismo benevolente em uma tarefa específica são menos propensas a expressar suas ambições de liderança.

Esse tipo de sexismo tende a acontecer de forma mais sutil, e é mais aceito socialmente. Então, você nem sempre pode reconhecê-lo tão facilmente quanto outros tipos de sexismo.

Alguns exemplos incluem:

  • Elogiar atributos estereotipados femininos, como ser maternal ou nutrir, e mulheres que cumprem papéis tradicionais no lar.
  • Tentar lutar as batalhas de uma mulher por ela, mesmo que ela não tenha pedido “ajuda”, ou insinuar que uma mulher precisa da proteção de um homem.
  • Insistir em comportamento cavalheiresco, como levar uma mulher para casa à noite.
  • Incentivar uma mulher a priorizar seus filhos ou relacionamentos em relação à busca de objetivos profissionais ou educacionais.
  • Dizer coisas que reforçam estereótipos “positivos”, como “as mulheres são mais arrumadas do que os homens”, “as mulheres são mais bonitas do que os homens” ou “as mulheres naturalmente sabem como cuidar de bebês”.

Sexismo ambivalente

Este tipo de sexismo combina formas hostis e benevolentes. Ele funde as crenças aparentemente contraditórias de que as mulheres são frágeis e puras, além de manipuladoras e coniventes. Em outras palavras, essa atitude em relação às mulheres pode ser descrita como “não posso viver com elas, não posso viver sem elas”.

Alguns exemplos de sexismo ambivalente incluem o seguinte:

  • Defender ideais e expectativas de beleza irreais ou opressivas para as mulheres.
  • Expressar julgamento do caráter de uma mulher com base em como ela se veste.
  • Sair com alguém ou contratar alguém por causa de sua aparência e depois atacar quando não retribuir avanços sexuais.
  • Comportamento difamatório que não é tradicionalmente feminino, chamando-o de “não feminino”.

Sexismo interpessoal

Esse tipo de sexismo ocorre nas interações cotidianas com:

  • Parceiros.
  • Amigos.
  • Membro da família.
  • Colegas de trabalho.
  • Estranhos.

Se alguém o julgar diretamente por não se alinhar aos estereótipos de gênero ou falar mal de você com base em suposições sobre seu sexo ou gênero, isso é considerado sexismo interpessoal. Lembre-se também de que as pessoas costumam usar o humor para disfarçar o sexismo nessas interações.

Exemplos de sexismo interpessoal incluem:

  • Acusar você de não ser ou agir como uma dama.
  • Fazer uma piada baseada em crenças sexistas.
  • Justificar o sexismo dizendo “meninos serão meninos”.
  • Ignorar, minimizar ou invalidar descaradamente seus pensamentos, ideias e sentimentos porque você é uma mulher.

Sexismo internalizado

Quando você é repetidamente exposto a comportamento e linguagem sexistas, pode começar a internalizar ou adotar crenças sexistas sobre si mesmo.

Um resultado particularmente prejudicial do sexismo internalizado? Uma vez que você começa a internalizar essas mensagens negativas, é menos provável que você se oponha aos seus opressores. Você pode até começar a participar quando outra pessoa se envolve em sexismo. Mas isso não é culpa sua: participar do sexismo muitas vezes decorre do desejo de se sentir seguro e “se encaixar” em uma sociedade patriarcal.

Alguns exemplos de sexismo internalizado incluem:

  • Sentimentos de incompetência baseados puramente em seu sexo ou gênero.
  • Contar uma piada que rebaixa as pessoas do seu gênero.
  • Dizer algo que alimenta estereótipos baseados em gênero.
  • Ver e tratar a si mesmo como um objeto para o prazer visual dos outros e apenas obter valor próprio de sua aparência física.
  • Sugerir a outras mulheres que é seu “dever” cozinhar o jantar, cuidar de crianças ou desempenhar outras responsabilidades associadas a papéis estereotipados de gênero.
  • Fazer um esforço para se adequar aos ideais de gênero que não parecem autênticos, mesmo de maneiras autodestrutivas, como restringir sua alimentação.

Sexismo institucional

Esse tipo de sexismo ocorre quando instituições como mídia, saúde, aplicação da lei, educação, religião ou bancos reforçam a ideologia sexista.

O sexismo é frequentemente incorporado em leis, políticas da empresa, práticas de contratação, representação na mídia e outros aspectos da sociedade. O sexismo institucional pode ser hostil, benevolente ou ambivalente. Pode variar desde prejudicar financeiramente certos grupos até punir descaradamente as pessoas por expressarem seu gênero.

O sexismo institucional também pode contribuir para o sexismo internalizado. Em suma, quanto mais um determinado grupo experimenta as consequências do preconceito e da discriminação sistêmicos, mais facilmente eles podem adotar subconscientemente as crenças sexistas que o impulsionam. Um grande exemplo de sexismo institucional? A diferença salarial entre homens e mulheres.

Outros exemplos incluem:

  • Falta de mulheres em cargos de liderança empresarial e política.
  • Mulheres empreendedoras recebendo menos aprovações de empréstimos do que homens empreendedores.
  • Mídia de entretenimento envergonhando celebridades femininas ou outras figuras públicas com crianças por se concentrarem em suas carreiras.

Como o sexismo pode surgir?

O sexismo pode vir de uma ampla gama de fontes. Alguns dos problemas mais comuns subjacentes ao sexismo incluem:

  • Crenças sobre os papéis tradicionais de gênero herdados de cuidadores e educadores.
  • Leis que promovem tratamento diferenciado de homens e mulheres
  • imagens e linguagem sexistas na cultura pop e na mídia.
  • Normalização do assédio sexual e piadas sexistas em filmes, programas de televisão e outras mídias, o que pode levar à dessensibilização.
  • Falta de políticas para responder ou penalizar o sexismo no local de trabalho, escolas e outros setores.

Tenha em mente que pessoas de qualquer gênero podem se envolver em sexismo ou reforçar crenças sexistas.

Qual o impacto causado?

O sexismo pode afetar sua saúde, bem como sua carreira, relacionamentos e qualidade de vida em geral.

  • Saúde mental: Um estudo de 2018 descobriu que as mulheres que percebem discriminação de gênero em seu local de trabalho são significativamente mais propensas a relatar pior saúde mental. Em um estudo de 2020, as mulheres que relataram ter sofrido discriminação de gênero nos últimos 12 meses tiveram uma pontuação mais alta em uma triagem de depressão do que aquelas que não o fizeram.
  • Saúde física: De acordo com um estudo de 2018, as mulheres que sofrem discriminação no trabalho – especialmente assédio sexual – são mais propensas a relatar problemas de saúde física. Além disso, em uma Revisão de 2018, descobriram que os médicos são mais propensos a ver a dor crônica das mulheres como imaginada, exagerada ou inventada em comparação com a dor dos homens, deixando-as sem tratamento ou apoio.
  • Satisfação no trabalho: Um estudo de 2019 revelou que o sexismo no local de trabalho, seja institucional ou interpessoal, estava ligado a um menor sentimento de pertencimento para as mulheres. Isso, por sua vez, parecia reduzir a satisfação no trabalho devido aos sentimentos de isolamento e solidão.
  • Relacionamentos: Em um estudo de 2018, os pesquisadores descobriram que as mulheres com parceiros que promoviam o sexismo hostil não apenas tendiam a relatar um número maior de problemas em seus relacionamentos, mas também classificaram esses problemas como mais graves. Como resultado, essas mulheres tendem a se sentir menos satisfeitas e comprometidas com seu relacionamento.

Como lidar com o sexismo

Se você vivencia o sexismo ou o testemunha, seja em casa, no trabalho, em uma festa ou online, você pode abordá-lo de algumas maneiras diferentes.

A maneira como você responde pode, é claro, depender do tipo de sexismo e de seu relacionamento com a pessoa que se envolve em comportamento sexista.

Lembre-se de que você não é obrigado a denunciar o sexismo toda vez que o testemunhar, especialmente se não se sentir seguro em fazê-lo.

Se alguém faz uma piada ou comentário que reforça estereótipos ou decorre de suposições sexistas, você pode desafiar essas crenças com calma, mas com firmeza, perguntando: “O que faz você dizer isso? Você pode me explicar isso?”

Ao fazer perguntas, é muito menos provável que você coloque a outra pessoa na defensiva. Essa também é uma ótima maneira de forçar a pessoa a refletir sobre seu próprio preconceito, que ela pode nem ter percebido que tinha.

No entanto, se alguém próximo a você – como um parceiro, pai ou amigo – mostra sinais de sexismo ao seu redor, não há problema em ser mais direto ao confrontá-lo sobre por que seu comportamento é problemático.

Você pode:

  • Tentar uma declaração pessoal: “Eu me sinto […] quando ouço comentários sexistas. No futuro, prefiro que você evite dizer […].
  • Especificar o que você vai e não vai tolerar. “Esse tipo de linguagem não é bom para mim.”
  • Oferecer consequências claras por não respeitar esses limites: “Se você começar a fazer piadas sexistas, eu vou para casa.”

Quando você vivencia ou testemunha o sexismo no local de trabalho, pode não se sentir à vontade para confrontar a pessoa envolvida nesse tipo de comportamento. Nesse caso, considere compartilhar o que você observou com alguém em seu departamento de recursos humanos e deixe-o levar a partir daí.

Quando se trata de preconceito de gênero inconsciente, que é bastante comum, um bom primeiro passo para superar crenças sexistas envolve simplesmente reconhecer que elas existem.

Então, se você começar a notar pensamentos e comportamentos sexistas em seu próprio diálogo e ações internas, vale a pena dar um passo atrás e refletir sobre por que você mantém essas crenças. A partir daí, você pode começar a explorar mais profundamente as causas e os efeitos do viés de gênero.

Um terapeuta também pode ajudá-lo a:

  • Identificar quais padrões de pensamento levam ao comportamento sexista.
  • Explorar as causas subjacentes dessas crenças sexistas.
  • Começar a tomar medidas para superá-los.

Obtendo apoio contra o sexismo

Claro, nem sempre é possível evitar ou prevenir o comportamento sexista. Se você vive em uma situação em que está constantemente exposto ao sexismo de um colega de quarto, membro da família ou parceiro, considere entrar em contato com um terapeuta.

Como a terapia pode ajudar?

Um terapeuta pode:

  • Orientá-lo sobre estratégias de enfrentamento úteis para usar no momento.
  • Oferecer mais orientação sobre maneiras produtivas de responder ao sexismo.
  • Ajudá-lo a encontrar maneiras de comunicar os efeitos de mensagens e comportamentos sexistas aos seus entes queridos.

Sempre vale a pena procurar apoio quando qualquer comportamento indesejado tiver um efeito contínuo em sua saúde física ou bem-estar geral.

Alguns terapeutas até se especializam em discriminação de gênero. A terapia feminista, por exemplo, visa especificamente explorar os estressores e desafios que resultam do preconceito e da discriminação.

Na terapia feminista, você pode:

  • Construir e praticar habilidades de assertividade.
  • Aprender a reconhecer como os sintomas de saúde mental se relacionam com certas formas de sexismo.
  • Trabalhar através de seu próprio sexismo internalizado.
  • Identificar e desvendar falsas crenças arraigadas.
  • Construir sua auto-estima e substituir crenças problemáticas.

Nota: Você não precisa ser uma mulher cisgênero para buscar ou se beneficiar da terapia feminista.

Conclusão

O sexismo vem em muitas formas, desde interações cotidianas aparentemente inofensivas até preconceitos institucionais profundamente arraigados. Qualquer pessoa pode experimentar ou se envolver em sexismo, independentemente de seu sexo, identidade de gênero ou expressão de gênero.

O sexismo pode afetar negativamente sua saúde física e mental e qualidade de vida de várias maneiras, mas o apoio profissional pode fazer a diferença.

Não hesite em procurar um terapeuta se mensagens e comportamentos sexistas de pessoas em sua vida tiverem um impacto contínuo em seu bem-estar ou impedirem que você alcance seus objetivos e mantenha relacionamentos saudáveis.

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