Além de se sentir bem, fazer sexo em parceria pode aproximá-lo da pessoa com quem você está tendo relações e até melhorar seu humor. Isso porque o ato pode liberar alguns dos mesmos neuroquímicos – como endorfinas, um elevador natural do humor – que você obtém quando se exercita. Com isso em mente, você pode se perguntar se o sexo pode contar como exercício. Para responder a essa pergunta, é crucial primeiro definir o que constitui exercício físico. E dica: com base nessa definição, você pode estar fazendo mais do que imagina.

“Quando vamos para a definição de exercício, em seu nível básico, é comovente”, diz a médica de fisioterapia Valerie L. Bobb, que trabalha com a Faculdade de Medicina da Universidade de Washington. Emparelhado com a primeira definição de exercício de Merriam-Webster, que se lê como “uma atividade física que é feita para se tornar mais forte e saudável”, parece que a equação para um exercício eficaz envolve movimento mais intenção de ganhar força e melhorar a saúde.

Então, talvez a distinção de se o sexo conta ou não como exercício dependa do seu espaço de cabeça pessoal e como isso se traduz em seu movimento físico, à medida que você se envolve nele. Se durante a sua sessão de sexo, você estiver se exercitando em posições que exigem força física e movimento que podem aumentar sua frequência cardíaca, isso pode de fato constituir exercício.

Independentemente de quão intenso ou eficaz o exercício seja, é melhor do que nada. “Qualquer movimento é melhor do que nenhum movimento”, diz a Dra. Bobb. E as diretrizes da Organização Mundial da Saúde sobre atividade física, que recomendam a redução do comportamento sedentário em geral, a respaldam. Então, se você está fazendo sexo em um limiar de exercício de intensidade leve (como caminhar sem pressa), ou intensidade moderada (como caminhar rapidamente, aspirar ou varrer folhas) ou intensidade vigorosa (como correr ou fazer uma aula de aeróbica), você está, na verdade, se exercitando. Isso porque, novamente, o exercício é, por definição, obter movimento quando você seria sedentário.

Mas, embora o sexo conte como exercício com base na definição técnica do que significa exercício, isso não significa que você seria sábio em trocar sua rotina regular de exercícios por uma brincadeira nos lençóis.

Você pode usar o sexo para substituir o exercício físico?

Considerando que a American Heart Association recomenda cronometrar 150 minutos semanais de exercício de intensidade moderada, é improvável que você consiga satisfazer esse requisito apenas com sexo. Essa improbabilidade se deve em grande parte ao sexo contando como um treino de intensidade leve, diz a médica de medicina familiar e especialista em exercícios Anna Balabanova Shannahan.

O que diferencia um treino de intensidade leve de um de intensidade moderada tem a ver com uma métrica chamada de tarefa equivalente metabólica (MET), que funciona como um indicador de quanta energia uma pessoa exerce ao realizar determinada atividade. De acordo com a Dra. Shannahan, os METs são a unidade padrão para medir a intensidade de um treino para uma pessoa porque levam em consideração o peso, a idade e o nível de condicionamento físico. Assim, por exemplo, a queima de calorias não é usada para medir a intensidade, porque duas pessoas podem fazer exatamente o mesmo treino e queimar uma quantidade diferente de calorias, devido às suas composições genéticas específicas, acrescenta q Drq. Shannahan.

Os METs são a unidade padrão para medir a intensidade de um treino porque leva em consideração o peso, a idade e o nível de condicionamento físico.

Para referência, um MET é a quantidade de energia que você usaria sentado parado, cerca de um e meio a três METs constituem intensidade de luz, intensidade moderada é alcançada quando você usa entre três e seis METs e intensidade vigorosa requer gastar mais de seis METs. Exercitar-se em X METs significa que uma pessoa está gastando X vezes a quantidade de energia que gastaria em repouso (três METs são três vezes a energia, 10 METs são 10 vezes a energia e assim por diante).

É recomendado que os adultos recebam entre 500 e 1.000 minutos semanais de MET, que são calculados multiplicando:

  • O número de dias que alguém fez uma determinada atividade.
  • A quantidade de METs que exerceram durante a referida atividade.
  • Quanto tempo eles mantiveram a atividade.

Pronto para um pouco de matemática? Digamos que você caminhasse dois dias por semana a cinco METs e cada caminhada durasse 30 minutos, você estaria em 300 MET minutos para esses dois dias.

Mas, onde isso entra no sexo? A Dra. Shannahan explica que: “A atividade sexual geralmente mede cerca de dois a três METs”, diz ela. Isso também vale para atos sexuais sem penetração, que também podem aumentar gradualmente sua frequência cardíaca. Portanto, mesmo que o sexo “tende a cair principalmente na faixa de exercícios leves a moderados”, acrescenta Shannahan, ele contribui para sua produção de MET e, portanto, qualifica-se como exercício (especialmente se você estiver ganhando força e aumentando os marcadores No entanto, para obter algumas dicas para garantir que suas sessões de sexo “contem” como um exercício significativo.

Dicas para ajudar a garantir que seu sexo, de fato, “conte” como exercício

Faça sexo em pé, se puder

De acordo com o terapeuta sexual certificado e neurocientista Nan Wise, autor de Why Good Sex Matters, o sexo em pé em parceria pode marcar a caixa de exercícios porque a pessoa que está segurando a outra pessoa pode fazer um bom treino de braço.

Se, por outro lado, você é a pessoa que está sendo segurada, o Dr. Wise diz que você ainda pode se beneficiar fazendo sexo em pé. Ela recomenda praticar exercícios isométricos (como se puxar para cima de algo) para garantir que você também esteja fazendo um bom treino de braço.

Experimente algo novo

Embora as rotinas muitas vezes se tornem rotina porque funcionam, quando se trata de exercício, os músculos anseiam por novidades. Mudar sua rotina, então, provavelmente envolverá diferentes grupos musculares, o que pode fazer você “sentir” de mais de uma maneira. Dra. Shannahan recomenda tentar uma ponte, um arco ou uma posição de cachorro para baixo, porque eles “podem fornecer um pouco desse componente de força, mas também são mais propensos a aumentar um pouco mais a frequência cardíaca”.

Além disso, a observação é fundamental aqui, diz o Dr. Wise, porque você precisa estar atento a como são seus encontros sexuais típicos para que possa fazer alterações, se necessário. “Se uma pessoa geralmente está ativa, meio que vire e deixe a outra pessoa dirigir o ônibus por um tempo”, diz o Dr. Wise.

Faça suas sessões de sexo mais longas

Novamente, os adultos devem marcar de 500 a 1.000 minutos semanais de MET e, como isso leva em conta quanto tempo você faz algo, fazer sexo por períodos mais longos pode aumentar sua produção. É claro que o sexo inclui muito mais do que apenas relações sexuais com penetração – e é por isso que as preliminares e outros atos sexuais sem penetração também influenciam esse tempo.

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